terça-feira, 19 de abril de 2011

Vocação e Gerenciamento!!!


a) O termo acima está atrelado ao PERFIL DO RESPONSÁVEL.  Pois, coordenar é o mesmo que gerenciar, administrar, supervisionar ou comandar. O que exige das pessoas certos dons, interesses e capacidades. E mais do que isto, a vocação para tal. Além de exigir pleno conhecimento da tarefa que vai assumir. 

b) Infelizmente a experiência vem nos mostrando que muitas vezes deparamos com pessoas com cursos superiores,  seminários e  farta literatura,  mas,  que mostram sempre um tanto quanto incompetentes quando estão a frente de um comando ou supervisão de entidades, empresas, ministérios e até de governos. 

c) Isto porque nem sempre, uma coordenação ou comando são alcançados por  legitima vocação. Quantas vezes presenciamos pessoas  despreparadas e que pouco conseguem produzir, então as conseqüências são péssimas; pessoas que nada têmcom o ser coordenador(a) ou supervisor(a) em qualquer área de atividades.

d) Como exemplo típico do assunto em questão, e sempre presente em nosso dia-a-dia, vemos as deficiências de coordenação e supervisão das  nossas  repartições públicas onde, a maioria desses cargos e promoções,  são políticas e não meritórias. Por isto, a situação fica cada vez pior. Como exemplo a saúde pública, onde a mídia não se cansa de denunciar as falhas administrativas.  Pessoas que desconhecem que coordenar e supervisionar hospitais visa salvar vidas.

e) Uma coordenação, uma supervisão vai depender sempre da VOCAÇÃO, do perfil de uma pessoa dedicada, comprometida e que busca sempre estudar e  aprender mais sobre aquilo que faz, ou que se compromete  a fazer. 

f) O coordenar e comandar, tem como finalidade obter resultados positivos utilizando sempre pessoas certas e que tenham gosto pelo que fazem, vocação para exercerem uma  missão que lhes é confiada visando êxitos.

g) Não há nenhum preparo científico, ou mesmo em cursos de doutorado que, sozinhos, possam superar a intuição, o tino e a vocação  da  pessoa  que almeja ser um coordenador(a), supervisor(a).  Liderança  comprovada é sempre duradoura. Capacidade de interação, empatia, visão de  futuro e  jogo de cintura em  certos momentos. É querer ganhar conhecimentos no aprendizado com os outros mesmo que esses outros sejam seus subordinados. Cabe ao coordenador(a) e supervisor(a) eficientes, explorar o preparo dos outros  para tirar proveito de tudo aquilo que lhe trará vantagens no seu comandar. (um simples exemplo: Sílvio Santos)

i) Um alerta para os problemas de coordenação e supervisão consangüíneas. Às vezes problemáticas, porque sempre são causa das vaidades e ciúmes, que valorizam mais o confronto do que a cooperação.  Muitos  sonham em ver seus filhos na coordenação ou supervisão de seus negócios independente de suas vocações. Procuram dar-lhes a melhor formação acadêmica  e cursos no exterior. Mas, fecham os olhos para as características que um coordenador(a) e  supervisor(a) precisam ter. E quando há mais emoção do que a razão, as providências são lentas  ou deixam de ser tomadas.

Portanto o coordenador eficiente e nascido da  vocação não só cria, como enxerga os mecanismos de alerta para as devidas correções de rumos, quando há evidências de falhas. Quem não ouve  seus auxiliares  é sempre um  autossuficiente,  não vai enxergar o sinal amarelo,  o alerta que pode levar a sua coordenação ao fracasso

José Antônio dos Santos
Ged - Divinópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário