segunda-feira, 7 de junho de 2010

Santos Juninos

Começamos o mês de Junho... e junto começam as Festas Juninas!! Dentre os santos mais comemorados estão São Pedro, Santo Antônio e São João. Vamos aprender um pouquinho sobre eles na visão popular:

Santo Antônio – 13 de Junho

Santo Antônio é o Santo mais popular do Brasil e, também, é conhecido por ser o Padroeiro dos pobres e Santo casamenteiro, sempre sendo invocado para se achar objetos perdidos Esse santo, que normalmente é representado carregando o menino Jesus em seus braços, ficou realmente conhecido como "casamenteiro" e é sempre o mais invocado para auxiliar moças solteiras a encontrarem seus noivos.
Em vários lugares do Brasil, há moças que chegam a realizar verdadeiras maldades com a imagem de Santo Antônio a fim de agilizarem seus pedidos.

Na tradição brasileira, o devoto de Santo Antônio gosta de ter sua imagem pequena para poder carregá-la. Por esse e tantos outros motivos que ele é considerado o "santo do milagres".

Há um outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo o dia 13 de junho, as igrejas distribuem aos pobres e desafortunados os famosos pãezinhos de Santo Antônio. A tradição diz que o pãezinhos deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida durante todo o ano.

São João – 24 de Junho
Comemorado no dia 24 de junho, São João é o Santo mais importante do mês, embora não seja tão casamenteiro quanto Santo Antônio.

Os pais de São João eram Isabel e Joaquim e quando ele nasceu, a Virgem Maria foi visitá-lo,  sendo recebida por Isabel com os versas do "Magnificat" . João cresceu no deserto, pregando a vinda do Messias, seu primo Jesus, a quem batizou. Morreu decapitado por ordem de Herodes que assim agiu para agradar à filha de sua amante.

Dizem que ele nasceu numa noite muito bonita e Isabel, para avisar Maria, mandou erguer um mastro em sua casa, acendendo uma fogueira para iluminar. Era o sinal combinado para a Virgem Maria visitá-la, levando uma capelinha, um feixe de palha seca e folhas perfumadas de manjericão. Por isso é que ainda hoje se levantam mastros e o povo fala das rosas, do cravo, da capelinha e do manjericão.

São Pedro – 29 de Junho
São Pedro, o santo chaveiro por quem todos deverão passar um dia, que abre as portas do céu, fecha as folias do mês de junho, sendo comemorado no dia 29. A sua festa é menos importante para as moças, mas se a mulher é viúva, é dia de grande festa, pois ele é considerado o protetor das viúvas. São Pedro, o barqueiro, é no Brasil o padroeiro das vocações sacerdotais, como chefe da Igreja que foi. No seu dia, os pescadores brasileiros colorem os rios e o mar com suas embarcações enfeitadas para homenageá-lo. Ele também foi o fundador da igreja Católica e o primeiro Papa. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. Quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, é costume acalmá-las, dizendo: "É a barriga de São Pedro que está roncando" ou "ele está mudando os móveis de lugar".


Carol Coimbra
Divinópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário