quarta-feira, 21 de outubro de 2009

DNJ: Contra o Extermínio da Juventude. Na Luta pela Vida


Em 1985 foi decretado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Ano Internacional da Juventude. Como gesto concreto, a Pastoral da Juventude do Brasil (PJB) assumiu a celebração do DIA NACIONAL DA JUVENTUDE (DNJ).No ano de 1986 aconteceu o primeiro DNJ. Atualmente, no Brasil, celebramos o DNJ no último Domingo de outubro.

O Dia Nacional da Juventude é um importante momento para reflexão de temas que são propostos a nível nacional, convidando toda a juventude da igreja à discutir políticas públicas envolvendo tal tema, e celebrando com atos e festas o seu trabalho. O DNJ possui um tema e um lema, sendo que é desenvolvido pela Coordenação Nacional materiais de apoio que servem para reflexão de grupos de base num período anterior ao DNJ, como subsídios e cartazes.

O DNJ é um evento realizado anualmente, esse dia é marcado por mobilizações de milhares de jovens, em todo o país, para celebrar, como igreja, a vida da juventude.

O DNJ também é tempo de mudança, de revermos nossa vida como jovens e como podemos melhorá-la diante a sociedade assumindo alguma causa. Há muitas iniciativas na sociedade que são valiosas e que seria bom apoiá-las (campanha em favor da paz, da moradia, da terra, da dignidade do povo indígena, da mulher, etc...). Com essas iniciativas esperamos assumir a condição de Jovens que anunciam a outros jovens a boa notícia que Deus nos confiou para ser entregues a todos(as).

Em nossa Diocese, o DNJ deste ano acontecerá na bela e histórica cidade de Pitangui. Será a segunda vez que este município sediará o DNJ. A juventude de Pitangui conta com o apoio da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, a Forania Imaculada Conceição e da Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude.

Neste ano a juventude refletirá sobre a violência. Com o tema “Juventude em marcha contra a violência” e lema “Contra o extermínio da Juventude, na luta pela vida” queremos levar aos jovens de nossa Diocese uma reflexão atual e comprometedora com a situação levando-nos a gestos concretos na sociedade.

Assim, convocamos toda juventude diocesana, (presentes em nossas pastorais, movimentos e/ou outras associações) para se fazerem presença em Pitangui no dia 25 de outubro a partir da 08h. Contaremos com a presença de nosso Bispo Diocesano, Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, que presidirá a Celebração Eucarística.

Nos encontramos lá!


Pe. Ulysses César

Nenhum comentário:

Postar um comentário