sábado, 1 de agosto de 2009

Compaixão: fazer-se “um” com o que sofre

A compaixão é atributo divino. É próprio de Deus. E encanta-me a facilidade que Jesus, Deus encarnado, tem de experimentar compaixão. “Viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor” (Mc 6,34).

Nós, os humanos, dificilmente experimentamos compaixão. Sentimos, mais comumente, dó ou pena. E esses sentimentos estão muito distantes dos de Deus.

Sentir pena ou dó de alguém que sofre não nos coloca no lugar desse sofredor. Continuamos longe. E rapidamente nos esquecemos de tal pessoa ao nos retirarmos de sua presença. E sem contar que, sentindo apenas dó não nos esforçamos para mudar em nada a situação de sofrimento.

Sentir pena de alguém significa sentir-se numa condição superior à daquele ser, no sentido de encontrar-se em uma situação melhor do que a dele, por não estar passando pelo mesmo sofrimento que ele vive naquele momento. A compaixão, por outro lado, conforme ensina Dalai Lama, não é sentimento que transforma os outros em seres inferiores.

Deus não tem dó nem pena de nós. Tem compaixão! Sofre junto (“paixão-com”). Sente no seu próprio ser a nossa dor, coloca-se em nosso lugar e muda nossa situação.

Entre os humanos, talvez as mães tenham uma maior facilidade em experimentar compaixão, pois, na língua de Jesus, a palavra “compaixão” está muito próxima de “útero”. Compadecer-se de alguém, então, é sentir com o útero; é experimentar com o mais profundo do próprio ser a dor do outro. E, constantemente, ouvimos relatos de mães que, se pudessem, se colocariam, em qualquer situação, no lugar de seus filhos. Provavelmente, por isso também, não seja errado afirmar que Deus é Pai e Mãe, como o fez o Papa João Paulo I em seus apenas trinta e três dias de pontificado.

Deus precisa ensinar-nos a ter compaixão. Sentir dó ou pena de quem sofre não ajuda em nada. Pelo contrário, atrapalha, pois coloca o sofredor em condições de “coitado”, incapaz. A compaixão nos faz “um” com o que sofre e nos impele a transformar tal situação.

Senhor, tem compaixão de nós! Livra-nos da mediocridade do dó e faz-nos “um” com o que sofre. Amém!

Padre Emerson José da Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário